Blog5.png

Quem é Mia Couto?

Atualizado: Abr 12

Saiba mais sobre a história do escritor que mudou nossa forma de enxergar a África


Antônio Emílio Leite Couto, conhecido como Mia Couto, é um escritor moçambicano nascido em 5 de julho de 1955. Ainda muito jovem, aos 14 anos, publicou seus primeiros escritos literários por meio da poesia. Em 1972, ele chegou a cursar Medicina em Maputo, mas abandou o curso para trabalhar como jornalista dois anos depois. Em 1985, ele abandona o jornalismo para cursar Biologia e trabalhar como professor de Ecologia na Universidade Eduardo Mondlane.


Em 1992, o escritor publica, então, o seu primeiro romance chamado Terra Sonâmbula, que permeia a proposta da Agenda Concepcionista de 2021, fazendo-nos transitar entre o passado e o presente. A obra é considerada um dos melhores livros africanos do século XX.


Em 1998, Couto se tornou o primeiro escritor africano eleito para a Academia Brasileira de Letras como sócio-correspondente. Já recebeu diversos prêmios literários, sendo reconhecido no mundo todo.


Por meio de suas obras, Couto nos propõe um novo olhar para a África, de modo que possamos descontruir preconceitos e, assim, enxergar as distintas realidades africanas existentes.

Blog4.png
Blog3.png