Blog5.png

Protagonismo juvenil

Alunos do CIC-Machado se preparam para o retorno às aulas presenciais e ressaltam a importância do protagonismo juvenil nesse momento



Neste mês de julho, nosso Projeto Agenda nos convida a refletir sobre o protagonismo. Segundo o pedagogo Antônio Carlos Gomes da Costa, “o protagonismo juvenil parte do pressuposto de que o que os adolescentes pensam, dizem e fazem pode transcender os limites do seu entorno pessoal e familiar e influir no curso dos acontecimentos da vida comunitária e social mais ampla. Em outras palavras, o protagonismo juvenil é uma forma de reconhecer que a participação dos adolescentes pode gerar mudanças decisivas na realidade social, ambiental, cultural e política onde estão inseridos. Nesse sentido, participar para o adolescente é envolver-se em processos de discussão, decisão, desenho e execução de ações, visando, através do seu envolvimento na solução de problemas reais, desenvolver o seu potencial criativo e a sua força transformadora” (Costa, 1996:65).


Pensando nisso, propomos aos nossos educandos um desafio: colocar em prática as novas maneiras de convivência dentro do espaço escolar, colaborando com toda a comunidade educativa. Após terem recebido orientações sobre o Protocolo de Retorno às aulas presenciais, os alunos da 1ª série do Ensino Médio convidam a todos para assumirem seu papel de protagonista, neste novo cenário em que estamos vivendo, e a colocar em prática tudo que aprenderam; assim, retornar às aulas presenciais com segurança e compromisso. Confiram o vídeo abaixo:




Talitha Marini Carvalho Oliveira

Diretora Pedagógica

Colégio Imaculada Conceição

Machado - MG

Blog4.png
Blog3.png