Blog5.png

Potinho do Compromisso

A fim de exercer o compromisso e o protagonismo, educandos do CIC Passos recebem um potinho com pequenos desafios a serem cumpridos


Nos meses de junho e julho, as crianças do ensino fundamental do CIC Passos foram incentivadas a vivenciar as posturas mensais propostas pelo Projeto Agenda Concepcionista. Com o nome de Potinho do Compromisso, cada sala recebeu vários propósitos para serem executados pelos alunos semanalmente. O objetivo da atividade, realizada entre os dois meses, foi motivar a reflexão acerca da importância de ser comprometido e se tornar protagonista da própria história com gestos simples.


Em todas as aulas de Ensino Religioso dos dois meses, as professoras distribuíram os papeizinhos que continham sugestões de tarefas. Os alunos partilhavam o desafio recebido e se comprometiam a realizar a atividade. Ações como “ajudar nos afazeres de casa”, “arrumar a cama todos os dias”, “rezar uma dezena do terço”, “escrever uma carta”, “desenhar Santa Carmen Sallés”, entre outras atividades, ajudaram a refletir sobre as importantes posturas do compromisso e do protagonismo.


Na grande Ciranda do Cuidado, comprometer-se com o outro, mesmo na simplicidade dos gestos do cotidiano, é protagonizar a construção da própria história, da história com os outros e da história da humanidade com Deus. É essa convicção que motivou a elaboração e a execução desse projeto com nossas crianças, permitindo que muitas delas assumissem responsabilidades – ainda que singelas –, que formam o caráter de toda pessoa.


Abaixo temos diferentes registros feitos pelas turmas do ensino fundamental do CIC Passos:





Matheus Barbosa

Coordenador de Pastoral

Colégio Imaculada Conceição

Passos - MG

Blog4.png
Blog3.png