Blog5.png

O que significa escutar de modo recíproco?

Essa foi a pergunta respondida por alunos do 8º e 9º ano do Colégio Madre Carmen Sallés



No mês de agosto, o valor estudado na agenda concepcionista foi a escuta e, no mês de setembro, o valor foi a reciprocidade. Nesse contexto, o que significa escutar de modo recíproco? Confira os depoimentos dos educandos:



Em um diálogo, não devemos apenas falar, mas sim escutar e prestar atenção ao que o outro fala, de modo que fiquemos atentos às conquistas e necessidades, pois ninguém é perfeito. Devemos nos tratar com amor e solidariedade, numa reciprocidade.


Mirela Avancini Rojas - 8º ano



Escutar de modo recíproco significa escutar o que o outro tem a nos dizer, e não apenas ouvir. Reciprocidade tem a ver com ajudar e ser ajudado, então, se você simplesmente escutar a pessoa desabafando, vai ajudá-la e se ajudar também.


Cecília Alves Chaves Costa - 8º ano



Todos nós gostamos de ser tratados com educação, gentileza e compreensão, mas muitas vezes esquecemos de nos perguntar se estamos tratando o próximo da mesma forma que gostamos de ser tratados. Reciprocidade é saber escutar e ser escutado, dar amor e receber amor, ser educado e receber educação, por isso devemos pensar no outro como nós mesmos e refletir se eu gostaria de ser tratada da forma com que trato o meu próximo.


Ana Laura Castro Barbosa Lima - 9º ano



Colégio Madre Carmen Sallés

Brasília – DF

Blog4.png
Blog3.png