Blog5.png

Novas cartas ao Pe. José Boeing

Confira mais algumas cartas escritas pelos alunos do Colégio Madre Carmen Sallés ao missionário Pe. José Boeing



“O senhor é uma grande inspiração para todos nós”


Querido Pe. José,


Acredito falar em nome de todos, quando lhe digo: OBRIGADA! O trabalho realizado pelo senhor em todas essas regiões realmente mudou a vida de muitas famílias, e para sempre seremos gratos pelas mudanças feitas nas comunidades.


O senhor é uma grande inspiração para todos nós, tanto por nos mostrar sempre como todos merecemos os mesmos direitos e oportunidades, quanto pela valorização da mulher. Além de tudo, os esforços feitos na luta contra as forças externas que procuram explorar as riquezas naturais da Amazônia são realmente motivo de orgulho. O seu comprometimento com a floresta e com os direitos dos nativos da Amazônia, índios, negros, camponeses, caboclos e ribeirinhos, é algo muito nobre e belo.


Acredito que seu trabalho ainda produzirá diversas outras boas ações em muitos outros lugares, pois concordo com o senhor no sentido de que juntos, e trabalhando pelo mesmo objetivo, fazemos uma grande diferença e somos mais fortes! Saiba que muitas pessoas o apoiam e estão ao seu lado nesta batalha! Muito obrigada pelo seu tempo, agradeço novamente pelas modificações na realidade de tantas pessoas e pelo grande estímulo que seu trabalho traz para todos. Desejo-lhe tudo de bom, felicidade e sucesso sempre!


Atenciosamente,

Isabela Lustosa Eloi Figueiredo Fonsêca

9º ano


“O sinônimo de esperança que precisamos nestes tempos tão difíceis”


Olá, Pe. José Boeing


Escrevo esta carta com o objetivo de demonstrar minha plena admiração pelo seu trabalho com os povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, extrativistas e agricultores familiares na Amazônia. Povos estes cuja luta centenária faz parte de nossa história como nação, que foram esquecidos e sofreram calados durante muito tempo. E que, por causa de sua extraordinária iniciativa, têm a oportunidade de finalmente serem ouvidos.


Esses povos protetores da Amazônia, pulmão do mundo, têm muito a nos ensinar sobre empatia, partilha, humildade, respeito e amor à natureza como nossa casa, com uma crença, uma cultura e uma diversidade deslumbrantes.


Em meio à crise da Amazônia, com o cenário assustador do desmatamento, queimadas, destruição, o senhor ouviu as preces, deu voz, luz e a salvação para esse povo e, principalmente, conseguiu trazer esperança a essa comunidade.


Pe. José Boeing, o senhor é uma pessoa extraordinária, com um coração tão puro, e, especialmente, é uma inspiração, o sinônimo de esperança que precisamos nestes tempos tão difíceis. E assim como Jesus, o senhor acolheu os pobres, perseguidos e necessitados como paradigma teológico de salvação. Parabéns pelo seu trabalho.


Atenciosamente,

Jordana de Sousa Monteiro

2ª ano do ensino médio



“Sua missão inspira e cativa os olhos de quem vê”


Paz e bem, prezado Padre José Boeing,


Venho, por meio desta carta, agradecer o trabalho que o senhor vem realizando para a humanidade. Ações nobres – infelizmente – são cada vez mais raras hodiernamente, visto que muitos estão buscando alimentar o ego, sem empatia para com o próximo. Contudo, pessoas como você são a esperança em uma sociedade debilitada, uma chama de compaixão em um mundo egoísta. Deus deve estar orgulhoso de ter um filho tão zeloso.


A importância da Amazônia é de consentimento geral, todavia, poucos estão verdadeiramente dispostos a cuidar dela. E você dedicou sua vida a isso. Portanto, creio que as mais diversas comunidades da região e a Igreja estão gratas pelas suas obras.


Sua missão inspira e cativa os olhos de quem vê. O amor por amar fortalece a união e, com toda certeza, a fé envolvida nesta luta. Trinta anos já são uma longa caminhada, porém, espero que seja apenas o início de uma trajetória que perdurará ao longo de gerações.


Eu sou um aluno do terceiro ano, cheio de coisas para fazer, mas, como quero ajudar, rezarei por você, pedindo a Deus para dar-lhe fé e força em sua jornada.


Atenciosamente,

Gabriell de Luccas

3ª ano do ensino médio


“A sua luta pela preservação da Amazônia e pelo acesso à religião faz uma enorme diferença na vida de todos na região”


Querido Pe. José Boeing,


Gostaríamos de te agradecer pelo brilhante trabalho desempenhado na Floresta Amazônica juntamente com os missionários verbitas, protegendo e zelando pela manutenção e resistência da maior riqueza brasileira.


Destacamos a grande semelhança com os trabalhos e ideais de São Francisco de Assis, padroeiro da natureza, dos animais e dos menos favorecidos, o qual amava incondicionalmente toda a universalidade da Criação. O senhor luta veementemente contra a exploração das riquezas naturais endêmicas da Amazônia e, apesar de já ter sofrido diversas ameaças externas, ainda persiste com seu tão necessário, altruísta e bem-sucedido trabalho.


Além disso, gostaríamos de ressaltar como admiramos a sua luta de tornar a religião e a Igreja acessíveis para os moradores da região amazônica. Sabemos como a Igreja não é autossuficiente nesta região e reconhecemos o seu esforço, e de todos os outros missionários verbitas, de levar o Evangelho e a Palavra de Deus para esses povos. Temos consciência de que não é um trabalho fácil de se cumprir, mas temos toda a certeza de que a sua luta pela preservação da Amazônia e pelo acesso à religião faz uma enorme diferença na vida de todos na região.


Agradecemos mais uma vez por todo o seu esforço e brilhante trabalho.


Atenciosamente,

Julia Vilela e Laura Neves

3ª ano do ensino médio


Quer ler outras cartas? Clique aqui

Blog4.png
Blog3.png