Blog5.png

Cartas para Quem Acolhe

Alunos concepcionistas do CIC-Passos escrevem cartas com mensagens de carinho e gratidão para mais de 400 pessoas que atuam na linha de enfrentamento da COVID-19



No mês de Maio, os alunos do Colégio Imaculada Conceição de Passos participaram de uma iniciativa organizada pelo Setor de Pastoral, sob inspiração da postura do mês, proposta pelo Projeto Agenda Concepcionista. Com o nome Cartas para Quem Acolhe, a atividade procurou valorizar o trabalho de acolhimento que vários profissionais realizam na cidade de Passos.


A iniciativa mobilizou toda a escola para a escrita de cartas que seriam enviadas a mais de 400 pessoas que, diariamente, testemunham a alegria de acolher bem. A partir da sugestão da professora de português do Ensino Fundamental, Juliana Amorim, as cartas foram destinadas a profissionais da saúde que estão atuando na linha de enfrentamento da COVID-19, na Santa Casa de Misericórdia e no cuidado dos idosos do Lar São Vicente de Paulo.


O projeto contou com a adesão efetiva de toda comunidade escolar: alunos desenharam e escreveram a sua gratidão e o reconhecimento do importante trabalho realizado por essas pessoas na cidade; os professores ajudaram na leitura, correção e organização das cartas; as Irmãs ajudaram dobrando as cartinhas e preparando os envelopes; os integrantes do MAJC colaboraram separando e colando etiquetas.


Além disso, as Irmãs Concepcionistas da comunidade de Passos enviaram uma carta às Irmãzinhas da Imaculada Conceição, congregação responsável pelo Departamento de Assistência Religiosa da Santa Casa de Misericórdia de Passos. Por sua vez, o Conselho Diretor do CIC enviou uma carta ao Conselho Superior e Mesa Administrativa da Santa Casa, bem como à Direção do Lar São Vicente de Paulo. Em tais mensagens, afirmou-se que “encontramos na figura de todos esses profissionais, aquele modelo de dedicação ao próximo que se assemelha a Cristo, o Bom Samaritano, que acolhe e cura as feridas da humanidade”.


Por meio dessa atividade, os alunos foram levados a refletir sobre a importância do trabalho que várias pessoas exercem na cidade de forma anônima. Não apenas os médicos, enfermeiros e especialistas da saúde, mas também os funcionários do setor administrativo, limpeza, recepção, entre outras áreas, contribuem de forma significativa na tarefa de acolher aqueles que nesse momento mais precisam.


Pelas redes sociais, o Colégio tem recebido muitas manifestações de carinho em agradecimento pela iniciativa que fez o dia de algumas pessoas muito mais alegre.


Matheus Barbosa Ribeiro

Coordenador de Pastoral

Colégio Imaculada Conceição

Passos - MG


Relatos de alguns educandos que escreveram as cartinhas:


O projeto, com certeza, foi uma oportunidade de mostrar, no meio deste caos, o lado humano. De mostrar todo o carinho e gratidão pelos profissionais de saúde que se colocaram na linha de frente para nos proteger. Para mim, foi um projeto de interação e gratidão!


Rafaela Freire

1º série do ensino médio


Esse projeto nos proporcionou um meio de tocar os corações daqueles que fazem tanto pela sociedade e que arriscam suas próprias vidas e famílias pelo bem de tantas outras. Essa iniciativa nos permitiu ajudar a fazer o dia deles um pouco mais feliz, e acabamos por aprender uma lição de como a gratidão e a empatia são importantes na vida.


Mariana Oliveira

1º série do ensino médio


O projeto foi muito importante para todos nós, foi uma maneira de demonstrar toda a nossa gratidão pelas pessoas que estão trabalhando na linha de frente da Covid-9 e também uma forma de motivá-los a continuar com esse lindo trabalho.


Evellyn

3º série do ensino médio


Para mim foi muito importante esse projeto a fim de valorizarmos os profissionais que estão trabalhando para podermos ficar em casa. Muito bonito ver a reação deles.


Nicolly Mandatti

2º série do ensino médio


Foi extremamente importante, tanto na minha formação espiritual quanto pessoal. Esse projeto me ensinou o verdadeiro significado de trabalho em grupo, união e amizade.


Karolina Lima

2º série do ensino médio


Com esse projeto, transformamos amor, empatia e apoio por meio de cartinhas enviadas para nossos heróis, em meio a essa guerra: nossos protetores, que se arriscam salvando vidas. Sem dúvidas é uma missão muito linda e corajosa!


Ana Clara Maia

1º ano do ensino médio


Confira, a seguir, um vídeo e algumas fotos sobre a realização do projeto:





Blog4.png
Blog3.png