Blog5.png

Acolhida expressa em poemas

Atualizado: Jun 7

Inspirados na proposta da agenda para o mês de Maio, os educandos do CIC Machado expressaram o significado da acolhida em poemas



“A poesia não está nos versos, por vezes ela está no coração.”

Jorge Amado


O trabalho com a poesia em sala de aula estimula nos educandos o aperfeiçoamento da leitura, interpretação, criação, reflexão e desperta emoções.

Enquanto a poesia nos permite voar, ultrapassando alguns limites do nosso entendimento costumeiro e humano, "no acolhimento encontramos a gentileza, a generosidade, a aceitação, o carinho, o respeito, a compreensão, ou seja, há no acolhimento muita bondade.”


Pensando nisso, a professora Adarlene Mendes propôs aos alunos dos anos finais do fundamental e do ensino médio o trabalho desse gênero textual unido ao tema do Projeto Agenda do mês de Maio, a ACOLHIDA, em suas aulas de Artes. Diante da proposta, os estudantes construíram seus belos poemas, ressaltando a importância da acolhida para quem acolhe e para quem é recebido de modo acolhedor.


Talitha Marini Carvalho Oliveira

Diretora Pedagógica

Colégio Imaculada Conceição (CIC)

Machado – MG



Amar, Acolher e Confortar

Amar não requer preço, amar não requer tempo, é algo inevitável, é arte. Nossa missão é amar, independente a quem, ensinamentos vindos de Jesus, amar é uma virtude. Amar o próximo é um dever de todos, principalmente, para nós cristãos, seguindo os ensinamentos de Cristo, devemos trazer amor e alegria ao mundo. Devemos trabalhar essa virtude, demonstrar é extremamente necessário, não olhe a quem vai amar, ame incondicionalmente mesmo sem saber a quem. Todos devem ser acolhidos, vamos espalhar essa virtude, amar, acolher e confortar o próximo, somos todos filhos de Deus, somos todos uma família.


Bianca Lemos Pereira e Paiva

Aluna do 9º ano



Ação mágica (?)


Acolher é um sentimento mágico, É o ato de dar sem ter a intenção de receber, É saber ser bom com o outro, amar o próximo sem perceber. Isso é acolher. O ato de se abraçar, Saber conversar, Tornar tudo mais confortável entre as pessoas. É o sentimento de receber e ser recebido. Esse é definitivamente o sentimento de ser acolhido. O mais importante é acolher, sem olhar a quem. Neste tempo que estamos vivendo, Onde tudo está mais complicado, O que nos resta é acolher de forma digital, Tornando tudo muito mais especial.


Isabella Neves

Aluna do 9º ano

Tempo de acolhida


O mundo está de cabeça para baixo,

viver em vertigem tornou-se normal;

mas a velocidade não é homogênea,

a tontura não é para todos igual.


É preciso acolher os que estão caídos,

abrir o espírito e estender a mão,

sentir em você a dor que é do outro,

e quebrar a bolha que provoca a exclusão.


Confortar é deixar a zona de conforto,

vivenciar realidades que não são reais para você;

explorar as estrelas de um novo universo,

e os buracos negros que fazem sofrer.


Agora mais do que nunca é hora de agirmos,

juntarmos forças para superar os momentos escuros.

Isso só se faz através da acolhida,

e dos pequenos gestos de amor,

que curam em tempos tão inseguros


Mel Rabelo Cireli de Paula

Aluna da 2o ano do ensino médio

Blog4.png
Blog3.png